A proposta de transformação de ambientes do Projeto UNOi
Na busca incessante pelo aprimoramento […]
9 de agosto de 2019Na busca incessante pelo aprimoramento […]
9 de agosto de 2019Na busca incessante pelo aprimoramento da aprendizagem nas escolas, um aspecto não deve ser esquecido na discussão: como o espaço é utilizado para contribuir positivamente para esse contexto?
Um dos pilares do UNOi educação se refere ao uso dos ambientes como parte fundamental do processo de aprendizagem. Faz parte da nossa proposta apoiar as escolas parceiras no processo de desenvolvimento e utilização desses ambientes.
Tendo como objetivo não só melhorar a educação da sua escola, mas do Brasil como um todo, a proposta do projeto UNOi é de repensar como o espaço é encarado em discussões sobre aprendizagem.
Os ambientes da escola precisam ser vistos como extensões dos materiais didáticos que são utilizados. Também devem contribuir para a socialização dos alunos e a condução de atividades extracurriculares.
O espaço escolar deve instigar a curiosidade do aluno e contribuir para que ele queira frequentar aquele lugar. Suas características devem aproveitar os sentidos humanos para essa entrega de significados, como a visão, a audição e o tato.
A proposta de ambientes do Projeto UNOi é dividida em pensar, fazer e mostrar. Conheça a seguir algumas aplicações possíveis desses aspectos:
Repensar os espaços da escola é um exercício que precisa passar pela sala de aula, não só em relação à disposição dos móveis, o que é importante, mas também em relação à ampliação de suas possibilidades.
A instalação de uma infraestrutura multimídia na sala de aula permite uma maior mobilidade do professor e proporciona um fácil acesso a conteúdos de áudio e vídeo, jogos e objetos interativos, por exemplo.
A Plataforma LMS (Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem) do Projeto UNOi é uma das mais completas e versáteis plataformas educacionais do segmento. Ela agrega as funções de gestão de conteúdo digital, mensageria, fóruns, atividades, avaliações.
Isso possibilita que professores e alunos tenham acesso a conteúdos digitais relacionados aos recursos curriculares impressos, além de facilitar propostas de atividades que incluam o ambiente digital.
O Espaço Maker permite aos alunos arregaçar as mangas e colocar as “mãos na massa”, realizando atividades maker vinculadas ao projeto curricular do UNOi educação.
A ideia de um Espaço Maker surge do movimento “faça você mesmo” e tem como base a ideia de que todos somos capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com nossos próprios recursos. É o salto do aprender a conhecer para o aprender a fazer, ou melhor, para o aprender fazendo. O Espaço Maker é fundamentado na cultura DIY, possibilitando que os alunos trabalhem com uma abordagem de “aprender fazendo” a partir de um conteúdo didático mais dinâmico.
Dependendo da configuração de espaço da escola, o Espaço Maker do Projeto UNOi pode assumir duas configurações:
Ao considerar os diferentes ambientes da escola ao fazer o seu planejamento pedagógico, você contribui com a aprendizagem significativa de seus alunos. Conheça também os outros pilares do Projeto UNOi.